quinta-feira, 7 de março de 2013

OBITUÁRIO: MORRE CHORÃO, VOCALISTA DO CHARLIE BROWN JR

O cantor Chorão - como era conhecido Alexandre Magno Abrão -, vocalista da banda santista CHARLIE BROWN JR., foi encontrado morto, nesta última 3ª, 05 de março, num apartamento em São Paulo, ainda sem causa definida. Muito se especula sobre as causas do óbito, se por abuso de drogas, álcool ou medicamentos, mas ainda será dada uma resposta. Claro que isso abalou o mundo do rock Brasil, há uma legião de fãs inconsolável.
O Charlie Brown Jr., junto com bandas como o CPM22 e o Detonautas, formou uma geração do rock nacional muito identificada com a juventude desiludida dos anos 90, numa época de dissolução de utopias, fim do socialismo real, "pax americana", onde "curtir" parece ter se tornado uma válvula de escape para a rebeldia juvenil, já que o sonho hippie parecia morto e enterrado e o punk e pós-punk dos anos 80, um modelo estético superado. Esses grupos apostavam num som pesado, mas não muito, associado a letras onde o romantismo e o desajuste social eram encarados como uma contingência da sociedade contemporânea, mas não muito mais do que isso.
Pessoalmente, nunca fui muito fã desse estilo, e não apenas isso. Uma das bandas símbolo dessa época, O Rappa, muito rapidamente esgotou seu protencial criativo, e o movimento, de forma geral, acabou por abrir caminho para a versão local do Emo, exemplificado no NX-Zero e no Restart, estilo muitíssimo criticado pelos mais roqueiros mais puristas.
Mesmo assim, é importante dar crédito ao trabalho do artista, que num regime mercadológico que produziu pérolas como É o Tchan ou Bonde do Tigrão...
Aos fãs cariocas do cantor, realizar-se-á um evento de homenagem aqui no Rio neste sábado, na praia do Arpoador, a partir das 17:30. Uma chance aos fãs de se despedir...
Mais info aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário